6.1.09

quando prometi que iria postar todos os dias não imaginava que 2009 seria um ano de muuuuuuuuuuito trabalho! logo no primeiro dia, convite para duas peças de teatro?!?! oh, God... reclamei que estava fora do palco e olha só...
santa sunflower que me fez retificar a tempo... rs!

mas, minha gente, diante de tanta polêmica do antiético ou anti-ético, não foi difícil encontrar um assunto aos 45 do segundo tempo (mesmo minha cabeça latejando com as propostas trabalhísticas!!!!)
antes de mais nada queria dizer que havia procurado a tal palavrinha no dicionário, mas... não a encontrei! isso mesmo, na minha edição do aurélio de 1988 não consta essa palavra, o que me leva a crer que é um prática bem recente essa de ser antiético!!! rs
(tá, eu sei que o aurélio é uma droga mas o aulete está no escritório!!!)

tarde demais, fui consultar o aulete on line, indicação do amigo francisco. sim, sim... lá consta a palavrinha em questão! e como disse o nosso amigo visitante Cadinho, a regra é clara e não mudou: "no caso de prefixos, não se usa o hífen quando a palavra termina em vogal diferente da volgal que se inicía o segundo elemento" (TUFANO, Douglas. Guia Prático da Nova Ortografia. Ed. Melhoramentos)

dúvidas esclarecidas, blog também é cultura!!
mas continuo encananda com o fato de não existir antiético antes de 1988... a gente era feliz e não sabia, ou melhor, a gente era QUASE feliz porque antiestético já existia! hehehe... nóis perrrde o amigo mai num perrrde a piada!!

beijo, queijo e torta de caranguejo

10 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Estou ficando famoso! Meu nome num post do Mundinho dela! :)
Oi Zandali... muito interessante essa sua dúvida! Por que não havia antiético no Aurélio em 1988? Fui pegar o meu para conferir e descobri que... não tenho mais paciência para procurar palavras em dicionários de papel (é tão mais fácil digitar a palavra...). Mas, de qualquer maneira, encontrei lá, além do antiestético, que é bem comum, outras palavras que nunca ouvi numa frase, tais como antidivorcista, antidramático, antiepicentro, antietimológico e antiflatulento!!! (Antiflatulento?!!!) Por que um dicionário tem essas palavras ridículas e não tem um simples "antiético"? Bom... acho que nessa época era mais comum usar "amoral", "imoral" ou simplesmente "falta de ética" em oposição à "ética" ou "ético". Mas isso não explica o porquê de se encontrar palavras tão... tão pouco empregadas, digamos assim. De qualquer maneira esse dicionário já listava as palavras antiderrapante, anticoncepcional, anticorpo, anticonstitucional, antidemocrático e anticristo! OHHHH!
(Acho que exagerei...)
Um beijo no queixo

Tania Capel disse...

exagerou nada, francisco!
eu tb observei essa palavras estranhas, mas não comentei, senão não terminarai o post a tempo de postar no dia de ontem... rs!

resumindo (e desculpe se o aurélio é seu amigo! rs...): o dicionário dele deixa a desejar!!!!

ai, ai... acho que o mundo tá muito antiético! hauhauhauhuaa

beijos mil

Paulo disse...

Te indiquei pra uma daquelas brincadeirinhas de blogueiro... acho que se chama meme... passe lá no meu blog pra ver as regrinhas e participar...

Sunflower disse...

é, sempre é melhor tirar o seu da reta.


beijas

Anômima disse...

A gente que trabalha com escrita todos os dias tá penando... não sou revisora, mas preciso saber essas regras.

Anônimo disse...

A felicidade está evaporando por aqui... hahahahaha parabéns!!!

o difícil do hífen é saber os falsos prefixos... pois é!

beijo.

Henryhh disse...

Oi Zandali! A Gloria republicou (conforme pedidos, hehe) o post sobre as novas regras da lingua. Se quiser tá em: http://estudobrasil.blogspot.com/2009/01/lngua-portuguesa.html
Abr!

Flávia disse...

Eu juro que tenho vontade de trucidar quem aprovou essa reforma gramatical...

Beijos!

Paulo disse...

Antiético parece nome de remédio...

Tania Capel disse...

pessoal, aproveitem a indicação do Henryhhhh... a Glória coloca as novas regras de maneira divertida e objetiva, desmistificando o monstro de sete cabeças que criamos!

beijos a todos, obrigada pela presença!! amo vcs!!