22.1.09

a dor e a delícia de ser o que é

estive (e ainda vou estar um poquinho! rs...) ausente por motivos profissionais!
no colégio (onde leciono teatro) o ano começou com a loucura da reforma ortográfica e as milhões de estratégias pedagógicas para deixar a mente confusa de nossos alunos um pouco menos confusa! difícil, porque a minha própria está confusa! rs... no colégio eu também recebo a tarefa de planejar as primeiras linhas de alguns eventos, como só faço meu planejamente de aula quando recebo meus aluninos (minha aula é optativa e só descubro o que me espera quando ela definitivamente começa! hunf...) então, uso meu tempo ocioso para agitar a galera. um dos eventos que sou responsável é o soletrando... a criançada adora! e a gente aproveita, mais uma vez, para colocar a reforma ortográfica em pauta. como o outro evento grande que coordeno é o sarau que acontece em outubro, ajudo alguns porfessores a traçar a pauta da feira de conhecimento. além disso, eu e isa (profesora de literatura) formatamos um concurso literário! pois é, quem disse que o ambiente escolar não é dinâmico?!?!
bom, mas se acreditam que para (agora sem acento) por aí, recebi a missão de adaptar um livro para teatro e executar a montagem de um espetáculo (isso para o dia das mães) e pior, o autor estará presente! ah, que responsabilidade!!!

e falando em teatro, sete horas diárias de ensaio!! e tem gente que diz: nossa, você é atriz? mas no que você trabalha?? gente, por favor, com sete horas diárias de ensaio dá pra trabalhar em outra coisa? pois é, dá porque tenho o colégio! aff... e a família acha lindo você ter carteira assinada e ser professorinha!

estava conversando isso com o elenco com que ensaio... incrível como as pessoas ainda vivem nesse mundinho pequeno de assalariado e carteira assinada! um dos atores do grupo tem um grupo de música que toca na noite. um dos músicos que trabalha com ele ganha em um final de semana por volta de 400 reais (isso em um final de semana, pensando que se trabalhe três, pelo menos...) pois é, mas a mãe do músico preferia que ele tivesse a carteira assinada, e trabalhasse numa fábrica para ganhar salário mínimo (mas a carteria estaria assinada!)... ai, ai!

ser profissional liberal é difícil! muito, muito difícil...

7 comentários:

Henryhh disse...

Oi Zandali,
Além de profissional liberal, talvez o termo seja "Empreendedor Cultural", além de "Artista" (que às vezes pega no pejorativo né?)

Tania Capel disse...

pejorativo! infelizmente é assim...
mas, confio que o mundo evoluirá!
beijos!!

Paulo disse...

Me recuso a abandonar os acentos diferenciais he he

E você pode responder: "E a tua mãe? Só faz sexo por dinheiro? Ou trabalha?"

Tania Capel disse...

putz... é isso! phoda, né?!

sobre os acentos... e abandonar o p mudo em anticoncepcional! como assim, anticoncecional???!??! nuncaaaaaaaaaaaa! rs

beijos

Anônimo disse...

Sei bem como é! Todo mundo em casa acha minhas fotos lindas mas não perdem a chance de me mandar procurar emprego ou prestar concurso, como se "fotógrafa" fosse diversão e não um trabalho como outro qualquer.

A gente vence e mostra pra eles!

Um beijo, bom finds.

Tania Capel disse...

pois é... nosso dia chegará!
e todo mundo há de se orgulhar das nossas artes!!

beijo

Euzinha! disse...

Oi Zandali, estou no mesmo barco. até outubro estava empregada, de carteira assinada e um salario que dava pra viver mais ou menos. mas era a mais infeliz...
hoje, não tenho emprego, tento mostrar meu trabalho pro mercado. acho que estou conseguindo, trabalho 10/12 horas por dia, mas dinheiro que é bom não tá entrando nem pra comprar o leitinho.
mas sou muito feliz, mesmo com o medo sou muito feliz. a paz que vivo hoje é tudo. é por isso que hoje quero viver com menos (assunto do post que vc leu).
e vamos vivendo, um dia dá certo!
beijo.