22.11.07

areia movediça...

"Areia movediça, também conhecida, no norte do Brasil, como areia gulosa ou areia engolideira, é um fenômeno natural que a maioria das pessoas conhece do cinema, televisão e quadrinhos, onde um personagem que cai em areia movediça é tragado por ela até desaparecer por completo, a menos que consiga se agarrar num galho, cipó ou raiz e se içar para fora, ou que seja salvo por outro personagem." (Wikipédia)
preciso dizer mais alguma coisa???
mas, para meu conforto: "A areia movediça é, geralmente, bastante rasa. Ela ocorre em lugares em que a condição ideal aconteça pois não passa de areia comum super saturada de água. Com isso, a fricção entre as partículas diminui e forma-se uma mistura de areia e água que não consegue suportar qualquer peso. Se você pisar na areia movediça, ela não vai te sugar. Mas se você fizer movimentos bruscos, isso vai fazer com que você afunde nela." (Enciclopédia Escolar)
leve.... pé ante pé... respira, zandali!!!

2 comentários:

RUBENS disse...

É por isso que qdo caio num buraco de areia movediça eu não me mexo até alguém lançar uma corda ou cipó. Mas tbém já lancei cipó e corda pra muita gente, rsrsrs

Menina Enciclopédia disse...

é, agora é ter paciência pra alguém resgatar... coisa q nós arianas não sabemos o q é rss
beijo!