29.11.05

não basta ter um bom advogado!

atenção, senhores.... muita atenção! há casos em que um bom advogado é fundamental... em outros...

não basta ter um bom advogado

um réu estava sendo julgado por assassinato na Inglaterra.
havia fortes evidências sobre a sua culpa, mas o cadáver não aparecera.
quase no final da sua sustentação oral, o advogado - temeroso de que seu cliente fosse condenado - recorreu a um truque:

senhoras e senhores do júri, eu tenho uma surpresa para todos
vocês,
disse o advogado, olhando para o seu relógio. - dentro de um minuto, a pessoa presumivelmente assassinada, neste caso, vai entrar neste tribunal - e olhou para a porta.

os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta. um minuto passou. nada aconteceu. o advogado, então, completou: realmente, eu falei e todos vocês olharam com expectativa. portanto, ficou claro que vocês têm dúvida, neste caso, se alguém realmente morto, por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente.

os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final. alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:

"Culpado!"

mas como? - perguntou o advogado... vocês estavam em dúvida, eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta!

e o juiz esclareceu: sim, todos nós olhamos para a porta, mas o seu cliente não.

NÃO BASTA TER UM BOM ADVOGADO,
VOCÊ TEM QUE PARECER INOCENTE

(post em homenagem ao amigo Click)

Nenhum comentário: