14.12.04

diário de bordo: Mostra de Circo

pois bem... novo sumiço.. e desta vez, eu quase fugi com o circo!

I Mostra de Artes Circenses do Interior Paulista, preparem-se!...
pra começar, vamos registrar que a Mostra aconteceu graças aos esforços da minha amiga "menina Joelma", que vem tentando organizar as famílias e os artistas circenses numa associação - a ASFACI - e lutando pelos direitos da classe, e ao Prêmio Funart de Estímulo ao Circo/2004 (porque sem "dindim" não se faz nada!!)
claro que sendo a primeira, a Mostra apresentou falhas... algumas por parte da organização e outras por parte da concorrência (no mesmo período estava havendo o "Anjos do Picadeiro" no Rio).... mas, momentos impagáveis abrilhantaram o evento... e cá pra nós... sou muito mais ouvir histórias de gente que batalha, porque são estes que constróem! (recado dado!)

10/12 (sexta) - dia do palhaço.... hum! chuva... atrapalhou a programação... haveria uma parada pelo nosso boulevard, e acabou atrasando e saindo pela metade... mas o espetáculo não pode parar... e mesmo com o espaço onde a lona foi armada alagado... tivemos função! (termo técnico... hehehe.... vão acostumando!!)... apresentações família Ramos Oliveira e muitos palhaços e artistas... show humorístico com Piquito (fera!!!)

11/12 (sábado) - novamente cheguei só a noite, mas... fiquei sabendo tudinho sobre o evento da manhã: dois palhaços das antigas (Piquito e Bom Bril) que há 50 anos ouviam falar um do outro mas nunca haviam se encontrado... (momento histórico registrado pelas câmeras da equipe de vídeo que acompanhou o evento!!...) o Piquito contou muitas de suas histórias e quem esteve lá se encantou!
à noite comecei a conhecer a galera... aí que mora o perigo... apaixonei!... show de variedades (destaque para o número do Christian Mathias - malabares com fogo!!) e apresentação de circo-teatro com uma galera de Três Lagoas MT, direção de Paulo Sanches...
outro destaque: falar besteira atrás da lona com o "menor" palhaço do mundo!

12/12 (domingo) - enturmada... minha participação passa a ser mais ativa!.. a manhã começou com uma oficina de culinária circense com a Mércia (gracinha!! - ela é irmã da Joelma... e demonstrou muita emoção ao nos ensinar a receita de família do pirulito que eles vendiam no circo)... depois teve oficina de capacitação de monitores... (bem, não é muito a minha área mas aprimoramento dos métodos de trabalho é sempre bem-vindo!!)... resultado: dinâmicas de grupo e já não sai mais da lona! hehehe... fui almoçar com a galera!! conversei bastante com o Chris... dei muita risada!!
voltando pra lona... na parte da tarde teve a reunião com os artistas para passar os informes da ASFACI e discutir leis trabalhistas! (êba!! vamos malhar o SATED!!)fui jantar com o povo!
à noite: puxa... o público furou... mas quem esteve lá pôde conferir quatro meninos lindos: os irmãos Nunes!.. num número tecnicamente perfeito de parada de mão! show de variedades e espetáculo de circo-teatro com a família Rombi!

13/12 (segunda) - acordei e fui pra lona!! hehehe... assembléia geral da ASFACI - claro que eu palpitei na mudança do estatuto... (senão, não sou eu!!)... sem poder de voto... mas com poder de análise!!
almoço... (quase já às três da tarde)... discussão sobre os critérios da Funart e proposta para mobilização da classe (afinal, encontro de artistas tem que ter articulação política!!).... fiquei um pouco mais com os fofos da família Nunes e pude perceber o profissionalismo dos meninos (tão novinhos e tão reponsáveis!!)... brilharam no meio de profissionais de peso como a família Torres do circo Spacial!..
houve outra parada pelo boulevard (desta vez sem chuva) e foi lindo ver o sorriso das crianças na rua quando os palhaços passavam... destaque para o palhaço Calado!
a última noite de espetáculo foi demais... tudo foi destaque: a lindíssima Gwendolyne (que mesmo grávida arrasou na sua apresentação com bambolês), o palhaço Peninha (que eu adoro!), a família Torres, a família Nunes e fechando com chave de ouro... uma deliciosa comédia com a família Camargo!

e pra terminar o hit da Mostra: "a árvore da montanha e a e a o..."
fui!

Nenhum comentário: