28.12.06

diário de bordo da V Mostra Rio- São Paulo de Teatro de Rua de Paraty/RJ

Ato I - prólogo da epopéia! rs

antes de começar, algumas considerações iniciais para contextualizar os leitores e a mim mesma!
pimentta, sempre diz que paraty é um divisor de águas... mas, sendo esta a quarta mostra que eu participo, o impacto não deve(ria) ser tão profundo... neste ano, eu fui sem pesos nos ombros, não tinha espetáculo para apresentar, então, livre, leve e solta era tempo de só curtir o resultado do trabalho da comissão curadora... (hhehehe) - só que, a expectativa, desta vez, foi maior, de modo que os dias que antecederam a viagem foram de grande ansiedade, mais do que em anos anteriores...
outra coisa que me irritou profundamente antes de arrumar as malas foi o assédio (rs!), muita gente querendo ir e muita gente achando que eu deveria resolver a vida de cada um por lá... putz, fiquei muito puta (se me permitem o palavreado!)... e aproveitando a vida corrida de ensaios (tinha que deixar o auto de natal afinado antes de ir!), joguei tudo pro alto e deixei de atender aos telefonemas e chamadas via MSN...
assim, peguei um ônibus para sampa na quinta-feira (7 de dezembro) tendo como companheiro de viagem o tio má... que diferente do público que me assediava, já tinha comprado as passagens e agilizado certas questões práticas pra mim... cheguei a rodoviária 5 minutos antes do ônibus sair (estava resolvendo milhares de coisas do dia a dia, como pagar contas que venceriam na segunda-feira e etc... isto porque, de paraty eu iria direto para campinas para o encontro da ASFACI)... aff, vidinha corrida! a viagem foi tranqüila, exceto pelo fato de eu ter esquecido de comprar algo para comer e tido almoçado apenas uma saladinha... quando o ônibus pegou um engarrafamento para entrar em sampa, achei que iria definhar... (nossa, agora fui dramática tipo novela mexicana! hehe)

II ato
paraty, 8 de dezembro, 4h da manhã


chegamos, eu e má, nanda e lell (que nos esperavam na rodoviária de sampa pra seguirmos viagem juntos!!) na rodoviária de paraty e quem estava lá para nos receber?! dom ailton quixote amaral, ao lado de seu fiel escudeiro, sancho harley sem pança.... ahuauahhau (opa, dom quixote entra nessa história só depois... rs). como só poderia dar entrada no hotel às dez de la matina, então... queria ver o sol nascer no cais... mas o sol nasceu no hamburgueiro onde tomamos algumas cervejas! rs... cada um com o destino que merece! huhauhau, depois que o sol nasceu, gentilmente, harley cedeu parte de sua ótima e grande cama de casal para eu e o má dormirmos um pouco... (tadinho, ele vai pro céu! estava todo feliz com uma cama gigante só pra ele... e lá vai dois bicudos pegar carona nela!!!)
depois de alguns pequenos probleminhas para dar entrada no hotel, fomos nos reunir a galera na praça da matriz como marcado na programação... dalí seguiríamos para um almoço na ilha rasa... (surpresinha de dom ailton, nem eu sabia dessa!!)
primeiro, abraço apertado no marcos do farsacena (acompanhei a ansiedade do grupo, que iria abrir a mostra com estréia de espetáculo, desde o convite que veio de uma conversa no largo da ordem em curitiba... - essa minha onipresença! rs, rs, rs.... - de lá pra cá, trocamos mensagens virtuais e fui dividindo com eles um pouco das expectativas!!), depois fofocar com a dupla fias e takumi que iniciaram parceria na II mostra e eu estava presente.... e depois colinho do fabio-sem-acento-bacante-rodrigues!! (ai, que saudade!!)... muitos abraços, beijos.... papos e nesse clima, rumamos ao cais...
enquanto esperávamos o barco que nos levaria a ilha, eu ficava zoando o povo de sampa dos manicômicos (aliás... acho que peguei demais no pé deles, hauhau, o manicômico fábio que o diga)... fotos, fotos e mais fotos!!! no barco, conversar com quem ainda não tinha conversado, rodrigo matheus, tati ogra, vivaldo.... fotos, fotos, fotos... desembarque na ilha (agora vou começar a omitir detalhes... hehehe... para preservar a integridade de algumas pessoas, inclusive a minha! rs...)
o almoço, foi maravilhoso... com direito a apresentação d'Os Apertadinhos (takumi e fiais), Ivan (Camaçari/BA) e outros que ousaram declamar versos... almoçando ao lado de marcos, conheci os demais farsacenas: lívia, luciana, willian, weskley, daniel (estes, não estiveram em curitiba!)
voltando da ilha, depois do deleite visual e gastronômico... descansar um pouco e me refazer para a maratona de espetáculos do primeiro dia!! infelizmente, o cortejo inicial não aconteceu, problemas técnicos (de atraso da galera!!) e chuva, muita chuva... chegamos a tenda às 19h embaixo do maior pé d'água... que não diminuiu em nada o brilho dos espetáculos que se seguiram...
Sonho de Uma Noite de Verão, William Shakespeare... isso me lembra uma conversa com dom ailton sobre a ausência de autores consagrados nas ruas (este ano, tivemos além do imortal salve salve idolatrado inglês, Cervantes e Machado de Assis. Jorge Amado esteve ausente por questões de direitos autorais... coisa que eu não entendo, num país onde deveríamos incentivar o interesse pela leitura.... bem, deixa pra lá!!) - acho que sou absolutamente suspeita para falar de Sonhos! além de ser fã da galera, eu participei ativamente do espetáculo.... primeiro, ganhei um beijo na boca de demétrio, depois cedi meu colo para puck, fui quase atropelada por titânia e oberon e enfim, me juntei a trupe de peter quince no papel de lua! "eu sou o luar, tudo que tenho a dizer é que sou o luar!" - hauhauhuahuahuahuahuauhau
segundo espetáulo... Quixote, alê roit e rodrigo matheus.... fala sério?! sou supeita de novo! hehehe
e pra fechar a noite, a Farsa do Bumba Meu Boi... (seguirá comentário dos espetáculos logo mais abaixo!!)... a vamos pra gandaia... val's com o farsacena, depois com ailton, depois bar da esquina, eleito pela galera pela cerveja mais barata, cerveja, rir, rir, rir, conversar com rodrigo e alê, conversar com willian, marcos e takumi... encontrar danilo e terminar no Dinho's (era esse o nome do inferninho?!) com Monique, Robson e Weskley (farsacena) e Harley... ahuahuhuhau... tudo que tenho a dizer é que a noite terminou cedo, ás 6 da manhã.... uauuuuu! caracas, pior foi minha cara de bêbada nas fotos... aff!!


(continua...)

Nenhum comentário: