6.7.10

Diário de Bordo de Alta Floresta/MT e Festival de Teatro da Amazônia-matogrossense - Parte III

depois de quase dois meses, estou dando continuidade a série... vamos ver se consigo cumprir com todas as promessas feitas aos meus dois leitores assíduos neste ano... uhauhaa! muito bem, para quem chegou agora ou apareceu por aqui sem querer.... vamos aos acontecimentos anteriores...

prólogo: em abril estive em um pedacinho de floresta, um lugar que eu sempre quis conhecer, mas que nunca esteve nos meus planos por sua "quase" invilabilidade $$$... como dissse uma vez a um grupo de franceses que acompanhei por aqui: é mais barato ir a Europa do que a Amazônia e pode crer... é a real... mas, a arte nos leva a qualquer canto e lá fui eu dar um curso de dramaturgia e trabalho colaborativo no festival de teatro da amazônia-matogrossense... uhuuuuuuu! uma semana contemplando pirilampos, araras e jibóia - só vi uma - e me assustando com sapos na piscina, ufa.... e cantando: hoje é festa, na floresta... fiz aniversário por lá... uhuuuu! se você chegou agora, olha aí em baixo no mês de maio os dois primeiros capítulos, ok?!...

08/04 (quinta-feira) - segundo dia de curso... acordar com as araras, tomar café da manhã só... enquanto me concentro na aula e revejo mentalmente as metodologias... (num parece mas sou super séria trabalhando, viu?!!) . adorei a aula desse dia, começamos a analisar a dramaturgia dos espetáculos do festival e mais gente chegou para o curso... fiquei muito encantada com a turma, o interesse de todos (principalmente dos professores da rede municipal)... me senti MUITO realizada - e aqui vale lembrar o quanto "sumpaulo" é arrogante!
a tarde, espetáculo da Maria e João em uma escola da periferia onde o pessoal do Teatro Experimental tem um ponto de cultura... muito massa! adorei as criancinhas, cada figurinha!! mas, no caminho a realidade é bem triste: as casas são de madeira, ruas sem asfalto.... e a cor vermelha na fachada da escola, segundo as pessoas de lá, para lembrar o sangue que foi derramado em épocas de garimpo... e voltamso a ferida aberta!


















nesse ponto da história, nossas viagens de ônibus já são muito animadas... a gente fica esperando por esse momento para encontrar todo mundo!! e vamos conversando e trocando informações sobre a realidade de cada um... espetáculo da noite: as meninas de Cuiabá... uma atmosfera niilista/becketiana que eu amo!! e novamente sesssão duplicada! adoro esse público que comparece e participa! uhuuuu! alta florestaaaaaaaa!
voltando ao hotel, noite sussa de cerveja e conversas na piscina... e eu, me retirando, ainda cedo, ao sarcófago, afinal... tinha que dar curso na manhã seguinte!!

09/04 (sexta-feira) - mesma rotina: acordar com as araras (chato, néan?!?!) e tomar suco de cupuaçu no café da manhã... aliás, cupuaçu todo dia toda hora, viciei nisso, mamãe... aula! fechando a teoria, diferença entre teatro dramático propriamente dito e teatro narrativo, trabalho de grupo e trechos do documentário do grupo Galpão de BH que ficou como exemplo... nem preciso dizer que essa aula teve uma hora a mais... ninguém queria que acabasse, rs.. rs... bom, eu não queria! queria continuar lá... snif... foi bem triste ver que as coisas caminhavam para as finalizações...

a programação da tarde previa uma Tertúlia Teatral, espaço e troca comandando pelo Hélvio. foi bom conehcer as expectativas de cada um em relação a nossa arte... e a vontade de permanecer em contato após o evento! nesse momento percebe que os vínculos foram estabelecidos!!
a noite - espetáculo... desta vez a presença de Salvador/BA... amigo virtual que eu já conhecia dos fóruns e grupos da rede, e que pessoalmente é encantador... Fábio Vidal nos apresentou a Seo Bonfim... eitcha véinho porreta, encantou a todos (uh! eu não ia comentar espetáculos! hehehee)

e na volta, mais conversas no hotel... hehehehehe! desta vez, todo mundo acompanhou nosso grupo a piscina até quem não estava hospedado no hotel foi pra lá... hehehe! sim, fui para o quarto cedo, novamente... estava com o computador do ronaldo e fui aproveitar o tempo para escrever um texto sobre a oficina a assim, encerrar minha participação no festival... quando o sono bateu... deixei o texto para finalizar no dia seguinte e assim, começa meu aniversário na floresta...
(continua)

Nenhum comentário: