2.4.10

feriado "guardado"

olá feriado santo!
quando eu era criança, meu pai dizia que esse feriado de hoje era para ser "guardado". não podia trabalhar de jeito nenhum e que, na época da minha avó, a comida tinha que ser preparada no dia anterior, pois era "pecado" até cozinhar... era uma época onde os únicos verbos permitidos eram: "guardar" e "rezar"!
eu me lembro ainda, que minha avó colocava o bacallhau de molho na quarta... e passava a quinta trocando água e desfiando bacalhau... "portuguesa com certeza" preparava a melhor bacalhoada que eu já comi... cheia de azeitonas pretas (que eu chamei por um bom tempo de jabuticaba! rs...) e muita cebola... hum!
meus primos (por parte de pai: Péricles, Kátia e Percy) eram bem mais velhos que eu, portanto eu era o mimo da família (é... dá para entender porque eu preferi por muito tempo essa família - do lado da minha mãe eu era a mais velha e além de não ter ninguém para brincar, ainda sobrava um momento fralda pr'eu acompanhar! chato... rs!!) na avó portuguesa, eu vivia andando de cavalinho no meu primo mega alto que me permitia bater a cabeça no teto ou pintando as unhas e secando na luz especial que minha prima usava no curso de odontologia (e como era criativa, descobriu mil outras utilidades para ela! rs...) foi em um desses dias de páscoa que eu ajudei minha prima a terminar um quadro do Peninha, personagem da Disney, sabe?!? era o ídolo dela, ela era hippie! tinha cada roupa legal e eu podia experimentar todas!!...
eu ganhava ovos de todo mundo... ai, ai... muito chocolate mesmo!
e quase sempre esse feriado ficava perto do meu aniversário, portanto, como meus primos (os outros dois que não faziam odontologia! rs!) e meus tios moravam em outra cidade... também era o feriado dos presentes! portanto... para mim existia outros verbos nesse feriado santo: "ganhar", "brincar", "pintar", ai... tantos outros!
era uma felicidade só, mas hoje, desconfio que outros muitos verbos eu jamais cheguei a perceber que existiam... desses personagens, só eu estou aqui para contar essas história... todos já se foram... todos guardavam coisas estranhas dentro de si... e foram vítimas delas...
enfim, para lembrar de todos eles, eu resolvi contar neste blog... e agregar outros verbos a essas lembraças... que hoje vieram "aflorar" e não quiseram mais permanecer "guardadas"....

6 comentários:

Juliano Jacob disse...

Lembranças da inocente infância são frequentemente devastadas pela bestial avalanche libertina do mundo contemporâneo... Fato...

@julianojacob

Unknown disse...

Nossa, é tão bom relembrar dessas coisas né.. Dá uma sensação meio doida, misto de felicidade com melancolia.. Eu fico assim pelo menos hehehehe
Feliz páscoa =D
Bjss

OCEANUS disse...

Agora você chegou no mais profundo de meu ser...essas lembranças algumas vezes de tão lindas são como facas atravessando o peito, mas fico com a leveza das azeitonas que foram um dia jaboticabas para eu não chorar.
bjos...

Cassiano disse...

Mesmo com as azeitonas pretas me deu vontade de chorar!


Mas a vida é a vida! Então, que vivamos, lembrando dos momentos bons!

Cassiano disse...

Mesmo com as azeitonas pretas me deu vontade de chorar!


Mas a vida é a vida! Então, que vivamos, lembrando dos momentos bons!

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado