25.4.10

Diário de Bordo: Alta Floresta/MT e Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense

de 5 a 12 de abril estive visitando um cantinho do Brasil que ainda me era desconhecido: Alta Floresta, extremo norte do Mato Grosso, um cantinho de floresta amazônica! nem preciso dizer que é tudo lindo por lá... e obviamente o melhor não foi registrado pelas lentes: a revoada de araras às 6h30 da manhã, os macaquinhos brincando nos galhos, sons, sons, sons e sons da floresta... a jibóia do orquidário, a revoada de garças às 6h30 da tarde, a arara e o casal de porquinhos da índia do orquidário, a nuvem de pirilampos, cheiros, cheiros, cheiros e cheiros da floresta...
e não é só de paisagem que se faz as lembranças: tudo isso ficou na memória junto aos novos amigos... e muita arte!

minha viagem foi a trabalho: participei com o Núcleo de Fazimento da Cena, do Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense que aconteceu de 06 a 10 de abril, ministrando um curso de dramaturgia! foi uma experiência fantástica!

meus agradecimentos ao Teatro Experimental de Alta Floresta (organizadores do festival), minhas saudades a Joezer, Luciana, Hélvio Tamoio, aos grupos participantes: Cia Teatral Atos & Cenas (Lençóis Paulista/SP), Cia D'artes do Brasil (Chapada dos Guimarães/MT), Cia. Thereza e João (Cuiabá/MT), Cia. Pessoal de Teatro (Cuiabá/MT), Território Sírius de Teatro (Salvador/BA), Troupp Pas D'Argent (Rio de Janeiro/RJ).

e agora vamos às narrativas:

Diário de Bordo
05/04 (segunda-feira): cheguei a Alta Floresta no dia 5 (segunda-feira) quase meia noite, depois de passar um dia todo viajando! de Araraquara a São Paulo - da rodoviária ao aeroporto - de São Paulo a Cuiabá - conexão - de Cuiabá a Alta Floresta (com pouso em Sinop)... ufa!!

06/04
(terça-feira): como a abertura do festival só seria a noite, tivemos um dia free... descobri o suco de cupuaçu logo no café da manhã e conheci Jú, Tati e Paulinho da Cia. Pessoal de Cuiabá que já haviam chegado! fomos todos nós mais Hélvio na loja de paisagismo onde recebi uma super aula sobre orquídeas, conheci uma jibóia, uma arara - que estava lá para se recuperar depois de sofrer maus tratos - e ouvi muitos causos do Hélvio e do Paulinho... causos do interior (de São Paulo e Mato Grosso).
a tarde, eu e Tati resolvemos fazer a trilha do hotel! vencido o medinho incial (graças ao Luís - funcionário do hotel que nos acompanhou na trilha!!), nos aventuramos pela floresta! foi demais!! os sons e os cheiros da floresta! não tenho palavras para descrever.