7.2.06

mundinho em monografia!!

quando chego a conclusão que os blogs estão em extinção (pela ausência de posts e visitas dos blogs amigos)... eis que chega por e-mail a monografia da Regina de Andrade apresentada na PUC São Paulo... ela estuda o blog como gênero discursivo... e utilizou este mundinho na pesquisa! claro que o recebimento da monografia em si, não é uma surpresa! afinal, ela pediu minha autorização para "investigar" meus escritos... mas o resultado, sim... incrível perceber que, antes de extinto, o blog está com força total primando pela qualidade e criatividade nos textos... e que entrou para universidade instigando pesquisas sobre sua forma de comunicação!

não vou ficar aqui divagando sobre minhas impressões da pesquisa, até porque, mesmo estando na minha área (acreditem, já cursei Letras!) me faltam recursos para comentários à altura da qualidade do trabalho!.. mas alguns pontos merecem destaque (inclusive porque retratam divagações sobre mim mesma! rs...)

primeiro, descobrir que segundo Roland Barthes eu escrevo BIOGRAFEMAS (unidades mínimas de biografia!)... viajei!... nunca havia pensado nessa possibilidade de BIOGRAFIA... escrevo o que penso porque gosto de escrever.. as palavras pedem para tomarem forma de texto (e isso acontece desde que me alfabetizei - antes eu desenhava! rs)...mas sério...nunca havia pensado no conjunto da obra! hehehe... que de pedacinho em pedacinho talvez eu tenha um todo de mim mesma... (pelo menos um todo que eu queira expressar!...)

segundo... amigos por empatia! os vínculos que se aprofundam através da leitura e dos comentários nos blogs... e parei pra pensar quando alguns amigos migraram desse mundo virtual para a minha vida real...cada um merece um post especial... porque cada encontro se deu de maneira única e especial... fiquei com vontade de contar todos... mas tenho que fazer isso aos poucos.. então... me aguardem! (hahaha... isso é um recurso estilístico: deixar algo a ser dito, garantindo assim uma visita posterior... oh! Regina, aprendi tudim! rs)
outra coisa ainda dentro desse item... o hipertexto que essa empatia cria... sim é uma weblog... uma teia de diários de bordo... hehehe... isso me lembrou o Click e as imagens maravilhosas que ele cria a partir de integração entre os blogs!

e em terceiro, um clima saudosista... as mensagens criptografadas.... hehehe... as minhas foram comentadas na monografia! hehehe... preciso voltar a fazer isso... realmente era muito divertido... dava um trabalho enorme fazer as colagens de textos e dar outro sentido às falas de personagens (principalmente shakespearianos)... acreditem, relendo tempos depois.... é assustador perceber quanto do meu inconsciente estava expresso ali...

enfim... é esperar pra ver se Regina disponibiliza a pesquisa na net... e enquanto isso, eu vou ficando por aqui cheia de idéias para novos posts... beijos!!

p.s. mais uma tese: como o reconhecimento funciona como estímulo.. acabei de ler a monografia e estou louca pra escrever muitos posts... hehehe... isso me faz refletir também sobre a importância dos comentários... comentem mais, que eu escrevo mais!

valeu Regina! obrigada pelo carinho e atenção!!

Nenhum comentário: