6.11.04

bucolismos do interior (II)

coxinhas, coxinhas, coxinhas... coxinhas de bueno de andrada
feriadão de finados... eu trabalhando (como sempre!)... vista cansada... ( meu oftalmologista mandou descansar a vista numa paisagem! caracas... mesmo no interior isso é difícil!!)... o MSN chama... o amigo pimentta e um convite para ir comprar coxinhas em bueno de andrada (um distrito de araraquara!)... oba! terei minha paisagem! topei...
- "mãe, vou até bueno comprar coxinhas!" - para mim isso era absurdo!!
- "ai, você vai comer as famosas coxinhas de bueno?! hum... (cara de água na boca!)"
... como assim, minha mãe, que até então só tinha conseguido falar do casamento da angélica (e me irritando com a falta de assunto!) conhecia as coxinhas de bueno?!... ops, em que mundo eu tô vivendo!?
durante o percurso o pimentta me explicou que as coxinhas ficaram famosas graças a uma crônica que o Inácio de Loyola publicou no Estadão (23/03/2001)... e só eu não conhecia... aí é que tá, não li o Estadão, fiquei sem conteúdo coxinhístico! (hahahaa)
chegamos... hum, mercearia do freitas... daquelas que abastessem a cidade com todos os ítens que o morador necessita... retrós de linha, desodorante, doce de bolacha com maria-mole, panela, "melita", borracha pra panela de pressão, "ki-suco"(o original!!!), farinha, feijão, batom, e por ai vai....
pedimos as coxinhas... e num é que a danada é boa mesmo?!... pra acompanhar refrigerante "tubaina".... e papos com a mentora intelectual do crime, ou se preferirem a fazedora das coxinhas...
globalização é... a senhora da mercearia do freitas saber que há uma comunidade no orkut sobre suas coxinhas!!! (e pra quem quiser conferir: Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada)...
em frente a mercearia do freitas há uma praça, onde a galera se junta pra comer coxinha e desfrutar a calmaria da cidade (isso virou moda!!)... em frente a praça a igreja verde claro constrída em 1926 (com sino e tudo) e ao lado da igreja a estação de trem... (também com trem e tudo... de carga, mas é trem!!)... ao lado da igreja uma árvore e uma casinha de joão-de-barro!!
paz... silêncio! só interrompido pelo trem! bom que dói...
voltamos pra mercearia... o orelhão da praça tocando e pimentta vai atender:
"- alô, só um minuto (pimentta vai até o bar, volta)... olha Sarah, o Anselmo não está... de nada!" ... caracas, quase me matei de rir!!!
momentos depois o orelhão toca novamente... e lá vai pimentta: "- alô, só um minuto"... olha pra mim: "- agora é pro marrom!"... (meu, que surto!!) mas o pior ainda estava por vir... hehee... vem um moço muito branco e pega o fone:
"- alô... não, é o Evair, amigo dele... ele tá na casa dele... ixi, então eu vô chamar... faz assim, eu chamo ele, ele fica aqui esperando e você liga de novo!.. mas quem quer falar?... ah, 'ele sabe'... tá bom... liga daqui a pouco"
Evair desliga e dirigi-se a mim: "é rolo isso aí, coisa de mulher! vixi... e pior que vai sobrar pra mim, tô vendo já... deixa eu ir chamar ele e resolver isso aí que a gente só não dá jeito pa morte!! 'ele sabe'... é rolo!"
e Evair foi-se, e pimentta com suas coxinhas para viagem sorri: "- é, vou deixar a terapia e ficar atendendo o orelhão de Bueno!!"
e eu descobri porque esse cenário bucólico está virando moda!!



agradecimentos especiais ao palhaço cururu que me faz embarcar nessas aventuras!! sem ele, este post não exisitria! (ou alguma outra pessoa atenderia ao orelhão!?)...

Nenhum comentário: