4.1.12

Diego Rivera


há tempos não escrevia sobre arte aqui... e até estou devendo meus croquis de moda para o Paulo Muzio... então, porque não escrever sobre minhas experiências na sala de aulas do curso de moda? muito bem, a tarefa era criar um painel de público alvo e um painel de inspiração. público alvo, ok... painel de inspiração é o que pega, rs... parece que tudo me inspira! rs... sou subjetiva e tenho dificuldades com a objetividade!
depois de percorrer com os olhos algumas revistas e ter dois dedos de prosa com minhas mentoras, decidi trabalhar o México como tema, num primeiro momento fiquei encantada com as cores vibrantes e algumas linhas nas fachadas e telhados da Cidade do México... obviamente, não dá pra falar das cores do México sem cair na vibrante Casa Azul, o Museu Frida Kahlo. 

http://www.museofridakahlo.org.mx/
a combinação de azul e verde me chamou muito a atenção... fui fazer uma visita virtual ao Museu... sabia que Frida Kahlo não seria o tema... definitivamente... então me deparei com Diego Rivera... o marido de Frida, um dos fundadores do movimento muralista mexicano... uhuuhu! volto às fachadas e ainda estou nas cores! os murais do Diego são lindos, em alguns momentos com uma pitada surreal... e foram os mosiacos de Diego que inspiraram as primeiras peças.

mural em mosaico/ Acapulco
o mural acima feito em mosaico veneziano faz parte de uma série de 5 murais (4 deles retratando lendas aztecas) , encontra-se na Casa dos Ventos (propriedade da família de Dolores Olmedo) e narra a história  do mítico jaguar Ipelpucul que enfrentou a serpente emplumada Quetzarcoatl, descida dos céus.

2.1.12

day-by-day (com cara de fim de ano!)


e uma pilha de livros está - finalmente - diminuindo na cabeceira da minha cama...
olhando o lado bom da coisa, o ano foi corrido, mas sempre sobrou um tempinho - de estrada em estrada - para ir terminando as leituras que deixei de lado por causa das leituras específicas do trabalho ou do curso de moda... com o fim do ano, são 13 livros... alguns eu já comecei... outros ainda estão por começar... e tento resistir a não comprar mais livros... rs! é que sempre empolgo com a novidade e deixo pra lá as leituras enfadonhas! rs... e essa história de não comprar livros antes de terminar minha pilha deu certo!! consegui atingir a meta dos 50 livros em 2011! eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeba!! mais uma missão (promessa de ano novo) cumprida!
entre os planos em andamento, há também o de decoração do meu quarto, dividindo-o em escritório e quarto - ele é bem grande e com uma certa matemática, dá para ajustar cada coisa em seu lugar!.. bom, está caminhando e o plano era começar 2012 de quarto novo!.. e escritório a todo o vapor!... mas, ainda espero o orçamento da estante divisória, ai, ai.... minha parte está feita, agora só dependo de terceiros.
para 2012,  os planos são de viagem: Europa, Argentina... quem sabe México ou Matchu Pichu? bom, de tudo que me propus a fazer como resolução de 2011, só faltou viajar e tirar a carteira de habilitação - é... todo ano eu tento me convencer a dirigir, mas nunca consigo... rs!
e já que o assunto é sobre como meu ano passou... o coração ficou oscilando entre dois amores impossíveis... rs... é, por falta de um... rs, rs, rs... sei lá... acho que o foco foi resolver os problemas e reconquistar meu trabalho... lembrando que comecei o ano em crise, absolutamente sem rumo... e tudo entrou no eixo!... aleluia!!!! não era sem tempo!!!!
então, para 2012 devo voltar a cuidar do meu lado pessoal... reatar alguns vínculos que ficaram perdidos no caminho... e quem sabe, tornar minhas paixões menos platônicas... e como reatar os vínculos perdidos? começemos pelo blog...