6.6.10

Influências musicais....

Em casa tinha uma radio-vitrola... ela ficou por lá até meus 14 anos... Ela pegava a BBC de Londres e tocava os discos de carnaúba 78 RPMs com a agulha de diamante que meu pai comprava na HI-FI Discos e Fitas na Rua 2. Meu pai era um admirador da música clássica e aos domingos de manhã eu assistia com ele a Concertos para Juventude na TV Cultura. Meus preferidos sempre foram Mozart e Tchaikovsky.

Com a minha avó ouvi todos os "reis" do rádio e Maysa! E no domingo a tarde assistia com ela o programa "Qual é a música?" do Silvio Santos com a Gretchen e o Roni Von, o Nahin e Dudu França... Luis Américo e a "camisa 10 da seleção"...

Eu ouvia tudo o que tocava no rádio (que ficava ligado o dia todo!) e nas trilhas das novelas: De João Mineiro e Marciano a Fábio Jr – e seus 20 e poucos anos, adorava! Amelinha, Kátia, Oswaldo Montenegro, Odair José. Roberto Carlos e Betânia era o básico. Lembro de ouvir Geni e o Zepelin do Chico todas faltando palavras... Adorava Elvis e seus filmes na Sessão da Tarde e tinha também o Sítio do Pica Pau Amarelo com Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Ivan Lins e Francis Hime. Depois, vieram os musicais da Globo e Vinícius, Toquinho, 14 Bis... e Guilherme Arantes!

1980, Sol de Primavera era a abertura da novela das seis “Marina”... eu sabia que adorava aquela voz do Beto Guedes e... até hoje ele me faz chorar... Lo Borges e o pessoal do Clube também tocava no rádio da cozinha... mas o Beto era e é o meu preferido!! e eu esperava pela abertura da novela, tentava entender a letra... "já choramos muitos..." meu pai me falava que tinha a ver com a ditadura e as pessoas que sumiam... eu acha triste e bonito ao mesmo tempo. Essa lembrança é muito forte!

Dois discos que eu furei quando tinha 10 anos:


Clara Nunes - Canto das Três Raças (1976) - tinha uma música que que achava "forte" e muito mais tarde vim saber que era de uma peça de teatro do Chico Buarque, Gota d'água)




Kleiton e Kledir (1983) - até hoje quando vou escrever sobre mim, me vem alguma letra deles a cabeça... Eu heim? nem pensar... De pra ti baixo-astral... Desse disco eu amava Analista de Bagé...


A escola chegou... e o Menudo.... e os programas de auditório e o Barros de Alencar e todas as bandas nacionais que surgiram e fizeram sucesso com uma música só! Depois veio Madonna e Michael Jackson... e uma amiga cujo irmão mais velho era louco pelos Beatles!!

Adolescência, eu entrei para o fã clube do Roupa Nova e tentei ver shows do Fábio Jr. (aliás, quando minha mãe estava grávida de mim ela e meu pai foram em um show dele que ofereceu uma música para o casal simpático – eles! Eu estava na barriga da minha mãe... e desde sempre a gente ouviu Fábio Jr. em casa!). No festival de 86 conheci a Tetê e Língua de Trapo e com os metaleiros também amam....

Por causa da turma ouvi The Cure (que eu amo até hoje!)... U2, A-ha, Bon Jovi, New Order, Information Society, Oingo Boingo... tudo o que estava na parada de sucessos! Legião Urbana e Titãs eram as eleitas do cenário nacional. Comecei a fazer teatro e descobri a Jovem Guarda, mas meu namoradinho da escola ouvia Frank Zappa, Joelho de Porco e Zé Ramalho... Acho que nessa época também por causa dele o Dominguinhos...

Na faculdade, André Cristovan... e o blues e o rock clássico!Tentaram na época me introduzir no metal... mas não rolou! Fiquei com The Doors.

Hoje, não ouço mais rádio... baixo na internet as músicas que fizeram minha história. Só gosto dos dois primeiros discos das bandas. Gosto de descobrir gente nova como Ceumar e Sérgio Pererê.... Adoro as bandas fora do circuito... e acho MySpace demais!


4 comentários:

Unknown disse...

Ahhh que post lindo!! Voltei no tempo legal com suas lembranças musicais. Roupa Nova foi o primeiro show que eu fui, tinha 12 anos.. E a primeira música que eu ouvi na minha vida foi Rick Wakeman - Guinevere :P. Diz minha mãe que meu pai colocou essa música na maior altura, e eu, recém nascida devo ter gostado, pois continuei dormindo que nem um anjinho... olha só, vou fazer um post sobre minhas 'influencias' musicais tbm em breve.. vc me inspirou ehehehe
bjssss

Jú Fields disse...

Adorei !!

Dá uma passadinha lá no meu, mudei o layout dele.

Bejooo.

Jú Fields disse...

olhando meus posts antigos vi um comentario seu de 2007, 3 anos já hein. muito legal.

1001covers disse...

oi..adorei ler suas memórias musicais. se a sua vida tivesse uma trilha sonora, arrisco dizer que seria uma das mais ecléticas deste planeta. vc já ouviu muita coisa hein. sei que para uma boa apreciadora de música está atualmente ouvir rádio, ainda mais com tantas porcarias que surgem dia após dia...mas fica aí uma dica: ouça as college radios norte-americanas, sempre tem coisas "fora do circuito". Uma que eu gosto muito é a www.xpn.org. Mas enfim, adorei seu blog, adorei este post...só queria registrar aqui que assim como você eu assisti muito qual é a música quando era pequeno e adora o Trio Los Angeles hehehe...
Beijo...até mais