30.7.06

mais de dez dias sem postar...
hum! tantas emoções! (rs!!)

atualizando a vida:
meu braço estava doendo muito, então minha amiga joelma me deu uma coisinha ótema!!!!! um via voice!!! muito bom, eu falo e ele escreve! ai, ai... adoro modernidade!!! e brinquedinho novo, sempre ocupa um certo tempo da gente, né?! por isso fiquei alguns dias sem postar!! estava me deliciando com a nova possibilidade: o mundo sem digitar!! rs...

também nestes dias surgiram novidades que estão mudando um poquinho o rumo das coisas, no quesito vida profissional... mas ainda é muito cedo para contar! na verdade, eu passei um semestre tentando me encontrar, descobrir qual caminho seguir... depois de respirar e pensar apareceram duas boas possibilidade (ah! estou falando de vida profissional a longo prazo!!)... tento agora me decidir por uma, mas parece que a vida decidirá por si só... quanto mistério?!
na vida profissional a curto prazo: estou muito pouco no palco e muito tempo nos bastidores... mas também está sendo bom, começa-se a definir um trabalho sério, que há muito tinha vontade de fazer... (claro que também não vou contar, preciso manter o suspense para garantir futuras visitas! rs... rs... brincadeira! está no quase, quando for certo, eu conto tudo... prometo!!!)

ah, férias: não descansei! fiquei muito envolvida na ASFACI - Associação de Famílias e Artistas Circenses... muita coisa a fazer!! inclusive participamos do 6º Festival de inverno de Amparo! a viagem a Amparo, é um capítulo a parte... nos sentimos desAmparados! rs... vou contar com calma depois... só digo que conheci gente legal, passei muito frio (o que eu adoro!!) e o trabalho foi muito bom... o desAmparo fica por conta da equipe que organizou o evento... mas nada é perfeito! rs...

voltando de Amparo, mais trabalho na ASFACI e planejamento no colégio, isto é... nesta semana não voltei a postar por exclusiva falta de tempo!!

18.7.06

as minhas copas!!

vocês nem imaginam quantas lembranças eu resgatei do terreno fértil da minha memória... foi uma delícia! claro que algumas coisas eu aprendi e adquiri ao longo da vida, por isso entre as memórias estão também informações sobre fatos e lugares...

vamos a viagem no tempo:
quando eu nasci, em 1973, o Brasil tinha acabado de ganhar o tri (1970) e perdido Pelé... demorou muito para ver a seleção ganhar o tetra! portanto, se isso serve de consolo, eu esperei vinte anos para ver o Brasil ganhar uma estrela! rs...

Alemanha, 1974 - eu tinha apenas um ano de vida, não lembro de absolutamente nada... mas posso dizer que foi a primeira copa com cobertura do fantástico! (que tem a minha idade!!). a dona da casa foi a campeã, opa, naquela época a Alemanha era dividida em duas, oriental e ocidental... zandali também é cultura e as informações fazem parte do meu banco de dados... hauhahaha

Argentina, 1978 - a Argentina também ganhou em casa.... nada lembro! ... a não ser o Luis Américo cantando: ... "é camisa dez da seleção, laiá, laiá, laiá..." (aliás, ele já cantava isso desde 74)

Espanha, 1982 - Ihuuuuuuuuu... agora sim, eu sabia o que era copa... viva, viva... não havia aula em dia de jogo do Brasil, meu pai também não trabalhava... nós nos reuníamos na casa da minha avó Belmira e apostávamos dinheiro no jogador que iria fazer o primeiro gol da partida... aff, naquela época as partidas eram recheadas de gols... dava gosto... era muita bola na rede! cada um apostava sempre no mesmo: eu, no Éder (que eu achava lindo! rs ? mulheres!), meu irmão no Zico, meu pai no Sócrates, minha mãe e minha avó que não entendiam nada, apostavam nos outros (na maioria da vezes, Falcão ou Júnior).... putz, meu irmão quase sempre ganhava, mas dividia os lucros comigo... investíamos em figurinhas em cartão de chiclete... eram cards gigantes que a gente comprava no bar na esquina de casa... o problema é que o chiclete também era gigante... (hum acabei de descobrir de onde vem meu problema nas ATM's...). quem faturou o campeonato foi a Itália.
Detalhe: o galvão já enchia a bola do goleiro valdir perez, que só tomava frango enquanto o leão esperava no banco!!

México, 1986 - os chicletes diminuíram... o ping pong tinha o tamanho que é hoje, portanto as figurinhas de chiclete tinham um tamanho interessante. popularizou-se na turminha o bafo (brincadeira de bater-figurinhas!!)... a figurinhas da seleção brasileira valiam mais... a gente apostava dez por uma... hehehe... bem, a Argentina ganhou, mas não me lembro de ter ficado triste!

Itália, 1990 - último ano de escola, a gente se reunia na casa da Isa Talora (QG oficial da galera) e enchia a cara de cerveja e a barriga de churrasco em dia de jogo.... jogava truco... tinha um australiano com a gente torcendo, estudava no colégio... a Alemanha ganhou, mas a gente continuou bebendo e churrascando!

EUA, 1994 - já na faculdade, recebi a tarefa de cuidar de três franceses que vieram ao Brasil através de um programa de intercâmbio via Unesp e Universidade de Nice.... eles amavam o Brasil, amavam o Ayton Sena, odiavam François Mitterand e o radicalismo francês... por causa dos meninos eu freqüentava os lugares mais badalados (e vivia na coluna social). ao final de toda partida íamos para a avenida principal da cidade bebemorar!! e dali caipirinha! na final contra a Itália, uma amiga dona de um restaurante preparou uma feijoada para os moçoilos (um deles, Davi odiou a idéia de comer porquinho... rs); ainda fazendo a digestão, vimos a Itália e o Brasil empatarem... e a decisão ir para os penaltis! então, roendo as unhas eu disse que não confiava no Taffarel como goleiro.. quase matei os franceses do coração... Davi, apesar de ter nascido numa família calabresa, torceu para o Brasil e foi uma festa quando Roberto Baggio chutou para fora do gol... assim, eu comemorei o meu primeiro título em copas, bebendo com três franceses!!!

França, 1998 - eu trabalhava fazendo divulgação de espetáculos para uma cia. de teatro da cidade! cada jogo eu assistia numa cidade diferente e cada um tinha uma história... a maioria deles eu assisti sozinha num quarto de hotel... e depois saia para ver como a cidade comemorava.. em Casa Branca o prefeito contratou uma banda para fazer som ao vivo na praça... mas, foi em Mirassol a melhor recordação... estava eu, no meu quartinho o jogo já ia começar quando bateram a porta... era a dona do hotel chamando para assistir ao jogo com a família dela na sala principal... tinha refrigerante, pipoca, torta de frango, vovós e netinhos... e na solidão encontrei um clima acolhedor... foi muito bom! dessa copa, todos lembram... o ronaldinho passou mal e ... perdemos para a França, mas... Je t'aime, Zinedine Zidane... nada de ficar brava... meu amigos franceses mereciam essa! depois de torcer tanto para o Brasil, mereciam saber o que é ganhar um título...! ao invés de me decepcionar, fiquei feliz por eles...

Coréia/Japão 2002 - pra mim, essa copa quase não aconteceu.... não assisti nenhum jogo e nada me marcou, a não ser a torcida por Felipão! para não dizer que passou em branco, eu babava no Luis Figo (Portugal). o Brasil ganhou, eu não comemorei.... acho que já andava trabalhando demais!!

Alemanha, 2006 - os jogos que não assisti em 2002, descontei nessa... acredito que vi 95% dos jogos (uhuuu!!)... meu primo adolescente ficou pasmo por eu ser a primeira mulher que ele conhece que sabe o que é um impedimento... os três primeiros jogos fizemos festa no Sesc, mas contra Gana perdi as esperanças no Brasil e passei a declarar publicamente minha torcida por Felipão. amei o chapéu do Zidane no Ronaldo (não por sarcasmo, mas porque foi lindo!) e tanto Figo (que deu um empurrão num jogador da Holanda sem estar dividindo bola) quanto Zidane ao cabecear o peito de Materazzi, me fizeram pensar que realmente estamos por um fio... o futebol, acabou: são raros os lances bonitos e chora menos quem pode mais... a Itália chorou menos, Materazzi demonstrou sua forma de amar ao estapear a taça... e Zidane tem que se explicar por ser simplesmente, humano.

e que venha a África do Sul!!!

17.7.06

segunda de manhã...

ufa!!consegui terminar de visitar os amigos, ou quase... hehehe, como ontem foi domingo, muitos sites demoraram ou não abriram... mas vamos lá, das minhas leituras indico:

ainda sobre a copa:
as cores do brasil nos detalhes do paraíso - por Ailton Amaral no Paraiso Para ty

Bia,lembrando onde estava em cada copa do mundo de futebol(sabe que andei exercitando minha memória também e foi muito divertido?! o único problema é que tenho bem mais copas para lembrar!! hehhee, vou contar depois pra vocês...)

visão portuguesa dos fatos: para quem torceu para Portugal, como eu, e deseja conhecer o modo português de torcer, entrem no blog doRomeu, apreveitem e comemore com ele um ano de blog!

teatro:
indicados ao shell no Rio e Sampa no Ególatra Neurótico

mudanças...
a Berinjela Voadora mudou de endereço: confiram!

apresetando:
Flores Selvagens - poemas escritos pela atriz Anna D'Castro

é isso aí!!
saudades de todos!
volto mais tarde com o relato sobre as minhas copas!

13.7.06

lentes embaçadas?

pensei muito sobre isso, principalmente quando li o comentário da Anna
bem, o texto sobre o PCC foi escrito no primeiro dia dos "ataques"... de lá pra cá, muita coisa mudou, a mídia divulgou muita coisa e a gente fica sabendo de outras via amigos e conhecidos...
a situação está cada vez mais crítica e a pequena e pacata cidade do sol, continua pacata mas foi parar no jornal da meia noite (aquele mesmo, que só dá destaque para o que é realmente midiático!)

porém uma coisa não mudou, minha indignação com a sociedade que continua em histeria coletiva, aceitando o caos, falando dele como fala da manchete da revista de famosos ou do último capítulo da novela... e pior, achando que o bandido é só bandido! (pensamento simplista, não!?)

uma amiga pôs minha cabeça para pensar... e percebi o que é um PRÉ-conceito... aquilo que vem pronto para nossa cabeça: os bandidos são maus, a polícia é boa...

sem apologias ao crime e sem defender ninguém, apenas considero que o buraco é bem mais em baixo! estamos no meio de uma guerra civil, isso é fato.. e precisamos descobrir quem está guerreando e quais sãos os motivos... por enquanto só conhecemos os soldados!
ai, que saudade de quando a briga entre polícia e ladrão era apenas uma brincadeira de criança!

9.7.06

nos arquivos I

bem, lembra que eu disse que tinha muita coisa escrita sem postar? pois é... então, tá na hora de publicar... este texto foi escrito em 15 de maio de 2006, na ocasião dos ataques terroristas do PCC no estado de São Paulo. nem lembro porque ficou no computador, mas é legalzinho...
até breve, viajante!


o dia em que a terra parou

e o profético raul não sai da minha cabeça...
moro na pequena e pacata cidade do sol... aqui se pode andar pela madrugada calma e tranqüilamente... a porta de casa, certa vez e por descuido, passou um mês destrancada... meu tio deixa o portão da garagem aberto com o carro aberto.. pois é... mas hoje foi diferente...
uma histeria coletiva tomou conta desse pequeno mundo....
pela manhã, todos foram trabalhar normalmente, mas a medida que o dia avançava a onda de boatos espalhou o medo... nem mesmo os meios de comunicação (que normalmente são sensacionalistas) exageraram tanto quanto a boca do povo... e tem faculdade que ficará fechada por uma semana.... como assim? o que está acontecendo??
(pausa para o noticiário... vamos ver o que a TV diz!!!)
muito bem, a prefeitura da cidade fechou cinco ruas de acesso a prédios públicos, como prevenção... e eu, ainda ontem dizia que não se tinha nada contra o candidato peessedebista! bem, os barulhos de bombas que a cidade diz ouvir devem ser rojões das comemorações das estrelinhas vermelhas...
tô tentando entender.... tá difícil... nada aconteceu (quer dizer, só a rebelião na cadeia que acabou no domingo mesmo... logo no início da tarde! e um agente penitenciário que foi baleado num boteco da periferia... coisa duvidosa, dizem que ele agredia os presos física e verbalmente!!!!)... mais nada.... e de repente, até a super potência do consumismo (o hipermercado da moda) fechou as portas.... tô pasma.... como eu sempre digo: parem de assistir aos noticiários que todos seremos mais felizes....
mas o fato é... a terra parou! as escolas fecharam e os ônibus pararam de circular por que não teria aula, então, ninguém saiu de casa porque não teria ônibus, e como ninguém saiu de casa o comércio fechou... aff... tá ficando complicado... mas o fato? não houve, não há... nada aconteceu!.. NADA!! só histeria coletiva baseada em boatos... e de onde saíram os boatos se até mesmo a TV não noticiou fatos... os fatos foram criados pelo imaginário popular... pode?
só me dêem um fato que justifique acreditar que é necessário o toque de recolher (informal) a que fomos submetidos!! (e submetidos por vontade própria!)... só um fato por favor!!!
NADA... NADA..... será que estou usando óculos cor-de-rosa?

6.7.06

aff, vida virtual dá um trabalho!!!

nossa, depois do comentário do ailton, me senti como político depois da campanha... promete, promete e nada de pôr em prática... hehehe

na verdade, mais uma vez vem aquela velha reflexão da vida real e vida virtual, como administrar isso tudo? e quem acha que é diferente.. que nada... dá um trabalhão, visitar todo mundo, responder a recados, mensagens... aliás, como é rápida e intensa a comunicação virtual... encontro muito mais meus amigos virtuais (mesmo distantes) do que meus amigos que moram nesta cidade... o que diga o rafa que vive reclamando da minha ausência... outra coisa mais fácil no mundo virtual, é que você não tem hora pra enviar uma mensagem... madrugada? tá valendo... hehehe... e sem contar que você pode fazer várias coisas ao mesmo tempo...
mas, estou desviando do foco, era para falar dos posts prometidos e não publicados... muitos deles estão arquivados no computador... os comentários sobre os espetáculos de curitiba, por exemplo... mais precisam de retoques, afinal, tudo acontece muito rápido no mundo real também... dois dos espetáculos comentados já passaram por minha cidade... hehehe... e lá vem mais alguns na mostra de teatro do sesc... então, outra dúvida cruel: alterar ou não alterar, eis a questão!

isso me leva a crer que preciso organizar meu tempo na frente do computer... como antes (da L.E.R.), acordar, ler e-mails, responder... postar no blog, visitar as pessoas que deixaram comentários e duas vezes por semana, visitar todos os blogs amigos.... vinte minutos diários de orkut (pra responder recados e ler posts das comunidades)... gentem... que vida trabalhosa!!!
pois bem, vou tentar me organizar... EU PROMETO! hehehe.... será que alguém vai em dar um crédito? rs

p.s. me ajudem a lembrar que posts eu fiquei devendo, please!!!!

3.7.06

sentidos...

platéia do teatro municipal (em dia de premiação do festival de teatro sacro)

um garoto (sentado ao lado de zandali): eu ouvi o apito do juiz e fiquei esperando (pausa), quando o narrador disse ?ricaaaaaaaaardo?, eu vibrei... portugal foi pra semi-final!

atenção leitor: releia a frase acima e preste bastante atenção aos verbos... OUVI... ESPERANDO...

perceberam algo diferente? foi esse diferente que me chamou a atenção... vou ajudar: o garoto em questão não VIU o jogo... ele ouviu o apito do juiz na cobrança de penalti decisiva e ficou esperando... e quando o narrador gritou o nome do goleiro da seleção de portugal, ele comemorou (da mesma maneira que eu, fã incondicional de felipão!!)

iniciamos uma conversa. meu amigo joão perguntou o que ele (o garoto) achou do desempenho da seleção brasileira: o brasil não foi e amanhã já está voltando! (gargalhadas)

começa a peça que abriria o evento. uma versão bem humorada de Romeu e Julieta por meus amigos zé braz e lilico... um momento de ação física (sem falas) e o garoto me pergunta: o que está acontecendo? passei a narrar as movimentações cênicas mais importantes... o garoto ria de tudo, inclusive daquelas falas que a gente acaba perdendo por descuido auditivo.

finda a peça... inicia-se a solenidade de entrega dos prêmios... então o garoto me pergunta: como é o troféu? descrevi-o, com dificuldade porque a distância e a pouca luz não me permitia enxergar com precisão. (depois, quando eu fui chamada ao palco para entregar um dos prêmios, a primeira coisa que fiz foi examinar minuciosamente o troféu pra contar ao meu amigo!)
mais uma atração, um balé... o garoto me pergunta como é a dança... passo a narrar a coreografia, identificar as bailarinas pelas cores das roupas e comento que a música está sendo executada ao vivo por um homem vestido de branco ao piano no fundo do palco...

mais uma brincadeira entre eu e o joão... o garoto diz a joão: ela (eu) tem um bom coração, dá pra perceber pelo tom da voz.

o garoto é chamado ao palco para recitar um de seus poemas (ele é poeta!). mãos geladas, acanhamento... quando voltou estava tremendo! disse-me que ficou nervoso... (ué, você pode se perguntar: mas ele não pode ver a platéia, ficar nervoso porque? pois é, ele não podia ver mas sabia que ela estava lá, olhando pra ele... olhando o garoto do escuro brilhar!). platéia sempre dá frio na barriga!

depois o garoto comentou sobre o meu cheiro... perguntou se eu estava usando hidratante da natura... e assim... findou-se a noite, uma noite que me revelou cheiros, um tom de voz, uma rapidez de raciocínio e sagaz observação de detalhes, que me despertou para minhas próprias capacidades, me aguçou a curiosidade.... que me desvelou uma superioridade dos sentidos... que me mostrou uma igualdade gritante em um ser que muitos consideram diferente, deficiente... um garoto que vive no escuro, mas que me inspirou muitas cores, muita luz!