19.2.06

meninos do século XXI

dias desses, saí com dois amigos e me surpreendi ao ouvir desabafos sobre seus relacionamentos.... sim, já tinha ouvido desabafos de homens, só que em situações extremas, como fim de relacionamento ou paixão não correspondida... mas desta vez, foi bem diferente..... eles falaram sobre os desgastes nas relações e as carências que o desgaste acarreta (problemas, que até então eu só conhecia na versão feminina!...)

o fato é: as mulheres mudaram... são responsáveis pelos próprios orgasmos (para usar um termo comum em editoriais e matérias das revistas Nova e Claúdia na década de oitenta!)... pensam na carreira e conquistaram a independência financeira, só partem para um casamento quando se sentem preparadas, não vêem mais a necessidade de casar para ter filhos, enfim... tudo o que para mulher antes era uma dúvida cruel hoje é lugar comum!

e os homens?! como ficam nessa história?! PERDIDOS....

as garotas de até 20 anos só estão preocupadas em curtir a vida..ficar (incluindo ficar com meninas), sair com as amigas, curtir muito!... ao entrarem para faculdade a preocupação é com carreira e mercado de trabalho, além de continuar curtindo a vida... saindo da faculdade elas pensam em estabilidade financeira e sucesso profissional... então... após 30 anos de idade.. elas talvez pensem em ter filhos e ainda sim... quem sabe, talvez de maneira independente!

e os homens?! como ficam nessa história?! EXCLUÍDOS...

pois é garotas, os garotos estão inseguros, carentes... tentando se encaixar nesse pequeno espaço do existir entre tantas prioridades que a mulher do século XXI escolheu para si... estão esperando o telefonema no dia seguinte, querendo prolongar a preliminares, esperando dormir abraçado depois de transar e acordar acompanhado na manhã seguinte... pensam em ter alguém do lado para envelhecer, procuram uma parceira que garanta estabilidade emocional... estão dispostos a discutir a relação tentar repensar os relacionamentos...

enfim... acabei de perceber que os meninos do século XXI estão se sentindo como as meninas do século XX!.. e eu como garota do século XX só tenho a dizer que isso não é fácil!..

16.2.06

ontem teve show da Zélia Duncan e pra aquecer passei o dia ouvindo música.. rs.. aproveitei que o computador estava funcionando.. (coisa rara nos últimos tempos!.. rs) e fui ouvir a Rádio do Terra (que meus alunos indicaram! rs)

aliás, muito legal.... além de ser a única forma de ouvir o CD da Ceumar, Sempre Viva (2003), esgotado há um tempão...

"Da boca da noite ao pingo do meio-dia
Passei horas procurando a tua boca
E ela não respondia
Por amor ou euforia
Tudo de novo eu faria
Por amor ou euforia
Eu faria tudo de novo"
(Boca da Noite)


"O seu olhar agora, o seu olhar nasceu, o seu olhar me olha, o seu olhar é seu.
O seu olhar, seu olhar melhora, melhora o meu..."
(O Seu Olhar)


"Eu sou a rã
Sou a mais lisa, em mim ninguém pisa
Coragem me sobra
Eu sou a ranzinza, a amiga das cobras
Eu sou a star lá num brejo, num bar..."
(Rãzinha Blues)

mas, na verdade, comecei com Arnaldo Antunes:

"O sol....há de brilhar mais uma vez
A luz....há de chegar nos corações
O mal....será queimada a semente
O amor...será eterno novamente
É o juízo final, a história do bem e do mal
Quero ter olhos pra ver, a maldade desaparecer..."
(Juízo Final ? essa é do Nelson Cavaquinho.. ficou demais na gravação do Arnaldo Antunes!)

"desce das suas alturasd
esce da nuvem, meu bem
porque não deixa de tanta frescura
e vem para a rua também?"
(Desce)

e acabei a noite com a Zelia Duncan ao vivo e em cores.. show lotado!! nem dava se mexer.. eu e pimentt?s acabamos debruçados na caixa de som..ainda estou surda.. mas foi tudo de bom!

"Capitu
A ressaca dos mares
A sereia do sul
Captando os olhares
Nosso totem tabu
A mulher em milhares
Capitu... "

14.2.06

tal tia, tal sobrinho!

definitivamente acabou o período de férias escolares... ponto positivo: hoje eu dormir até 12h40... apaguei! acordei atordoada, sem saber direito o que estava acontecendo! olhava para o relógio e... foi então que notei o silêncio! meus vizinhos barulhentos estavam na escola! viva, viva!! hehehe

ponto negativo: vou bagunçar menos com meu sobrinho, afinal ele foi para o primeiro ano! (e a professora já deu tarefa no primeiro dia! ai... ai...)



olha ele aí, vestido de super herói brasileiro! fantasia que ele mesmo inventou! aliás, depois que ele descobriu as potencialidades criativas do meu material de trabalho... meu quarto que já era bagunçado, chegou a estar em estado de calamidade pública! rs

mas enfim...

essa figura além de tudo... já está virando crítico de arte... imagina que o levei ao SESC para assistir a um espetáculo com o Pepe Nuñes e durante o número de malabares, lá vem pérolas: "ah tia, ele nem é tão bom assim, faz malabares só com 5 bolinhas!"... hauauuaha... exigente, não?!
ele já faz com uma, mas seu padrão é o Gallo do Circo Vox!
e dorme com um barulho desses!? rs...

9.2.06

um pouco de mario quintana

dificilmente posto textos de outros... só quando meus sentimentos insistem... esse poema do mário quitana foi musicado por lui coimbra... adoro ouví-lo na voz dele!
diz um tanto de mim...
aliás... adoro mário quintana, assim como alice ruiz! meus poetas preferidos!!

então.. tchau! fiquem com

Astrologia

Minha estrela não é a de Belém:
A que, parada, aguarda o peregrino.
Sem importar-se com qualquer destino
A minha estrela vai seguindo além...

? Meu Deus, o que é que esse menino tem? ?
Já suspeitavam desde eu pequenino.
O que eu tenho? É uma estrela em desatino...
E nos desentendemos muito bem!

E quando tudo parecia a esmo
E nesses descaminhos me perdia
Encontrei muitas vezes a mim mesmo...

Eu temo é uma traição do instinto
Que me liberte, por acaso, um dia
Deste velho e encantado Labirinto.






p.s. visitem o blog do selo e confiram vários poemas do mário quintana!

7.2.06

mundinho em monografia!!

quando chego a conclusão que os blogs estão em extinção (pela ausência de posts e visitas dos blogs amigos)... eis que chega por e-mail a monografia da Regina de Andrade apresentada na PUC São Paulo... ela estuda o blog como gênero discursivo... e utilizou este mundinho na pesquisa! claro que o recebimento da monografia em si, não é uma surpresa! afinal, ela pediu minha autorização para "investigar" meus escritos... mas o resultado, sim... incrível perceber que, antes de extinto, o blog está com força total primando pela qualidade e criatividade nos textos... e que entrou para universidade instigando pesquisas sobre sua forma de comunicação!

não vou ficar aqui divagando sobre minhas impressões da pesquisa, até porque, mesmo estando na minha área (acreditem, já cursei Letras!) me faltam recursos para comentários à altura da qualidade do trabalho!.. mas alguns pontos merecem destaque (inclusive porque retratam divagações sobre mim mesma! rs...)

primeiro, descobrir que segundo Roland Barthes eu escrevo BIOGRAFEMAS (unidades mínimas de biografia!)... viajei!... nunca havia pensado nessa possibilidade de BIOGRAFIA... escrevo o que penso porque gosto de escrever.. as palavras pedem para tomarem forma de texto (e isso acontece desde que me alfabetizei - antes eu desenhava! rs)...mas sério...nunca havia pensado no conjunto da obra! hehehe... que de pedacinho em pedacinho talvez eu tenha um todo de mim mesma... (pelo menos um todo que eu queira expressar!...)

segundo... amigos por empatia! os vínculos que se aprofundam através da leitura e dos comentários nos blogs... e parei pra pensar quando alguns amigos migraram desse mundo virtual para a minha vida real...cada um merece um post especial... porque cada encontro se deu de maneira única e especial... fiquei com vontade de contar todos... mas tenho que fazer isso aos poucos.. então... me aguardem! (hahaha... isso é um recurso estilístico: deixar algo a ser dito, garantindo assim uma visita posterior... oh! Regina, aprendi tudim! rs)
outra coisa ainda dentro desse item... o hipertexto que essa empatia cria... sim é uma weblog... uma teia de diários de bordo... hehehe... isso me lembrou o Click e as imagens maravilhosas que ele cria a partir de integração entre os blogs!

e em terceiro, um clima saudosista... as mensagens criptografadas.... hehehe... as minhas foram comentadas na monografia! hehehe... preciso voltar a fazer isso... realmente era muito divertido... dava um trabalho enorme fazer as colagens de textos e dar outro sentido às falas de personagens (principalmente shakespearianos)... acreditem, relendo tempos depois.... é assustador perceber quanto do meu inconsciente estava expresso ali...

enfim... é esperar pra ver se Regina disponibiliza a pesquisa na net... e enquanto isso, eu vou ficando por aqui cheia de idéias para novos posts... beijos!!

p.s. mais uma tese: como o reconhecimento funciona como estímulo.. acabei de ler a monografia e estou louca pra escrever muitos posts... hehehe... isso me faz refletir também sobre a importância dos comentários... comentem mais, que eu escrevo mais!

valeu Regina! obrigada pelo carinho e atenção!!

3.2.06

pequenas e banais....

puxa... como o tempo tá escorrendo pelas mãos...
fiquei sem computer de novo... uma loucura!! como sou dependente disso...

e tem gente já cobrando posts...
escrevi um monte nessa ausência! mas não sei se quero publicar!
crise?! será?! rs... rs... rs...

estou reticente!? sim e muito e sempre!!
sabe, acho que faz parte do meu show...

um amigo disse que eu sou noiada... então reagi de maneira absolutamente adulta numa situação totalmente adolescente... então, ele vira e diz: você é imprevisível! rs..
sou noiada e imprevisível!? hum,já estou representando um perigo para a sociedade! rs... caso de internação!

e sim... meu bom humor está insuportável!
vou indo... afinal, felicidade alheia irrita! rs...